terça-feira, 3 de junho de 2014


É da natureza dos corpos, incluindo o corpo humano, afetar e ser afetado por outros corpos. Se o corpo que nos afeta compõe com o nosso, a sua capacidade de agir se adiciona à nossa, e provoca um aumento de nossa potência, então temos um bom encontro. Isto é alegria.

Um mau encontro é aquele em que um corpo, que se relaciona com o nosso, não combina com ele, e tende a decompor, ou destruir, a relação do nosso corpo consigo mesmo, e com os outros, o que nos leva à diminuição e consequentemente à tristeza. O mesmo acontece com a alma.

O afeto é, então, a potência de agir de um corpo. Quando a potência de agir aumenta, sinto alegria e quando diminui, sinto tristeza. Espinosa chama esta potencia de agir, de Deus, que se manifesta como alegria. Para ele, a única afeição é a alegria. Todos os outros afetos são derivações dela. A tristeza é somente ausência de alegria. O amor é a alegria acompanhada de uma causa exterior. Assim como o ódio é a ausência de alegria acompanhada de uma causa exterior.

Viviane Mosé